Serviços prestados pela Urbam se destacam em pesquisa

Data da publicação: 20/07/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

O serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor em comparação com outros 16 serviços prestados no município, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) neste segundo trimestre do ano. O serviço de iluminação pública mantém a quarta colocação e o de limpeza pública vem em seguida, na quinta colocação. Grande parte dos serviços são prestados pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

No total, 88,8% dos entrevistados consideraram o serviço de coleta de lixo positivo (bom ou ótimo). A iluminação pública é aprovada por 81,5% e a limpeza pública por 78,8% dos entrevistados.

O serviço de coleta de lixo continua numa curva crescente de melhoria desde o início de 2017. A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum – feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos (Sustentare), coleta seletiva (Urbam) e coleta de limpeza urbana (Urbam). A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias entre outros e pelas suas destinações ambientalmente corretas. Na pontuação do Indsat, este serviço obteve nota 795.

A Urbam também realiza serviços de manutenção e instalação da iluminação pública (nota 774) e de limpeza pública (nota 763).

Pesquisa

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

 

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.