Nova frota de caminhões da coleta seletiva começa a circular

Data da publicação: 11/08/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A Urbam iniciou a renovação da frota dos caminhões que realizam a coleta seletiva na cidade. Dos oito caminhões utilizados no setor, três zero quilômetro já operam nos serviços. Até o início de setembro, outros dois serão substituídos. Os demais estão seminovos.

Além de melhorar o atendimento à população com ainda mais eficiência, a frota zero quilômetro auxilia na redução da emissão de gases poluentes. Todos os veículos da coleta seletiva utilizam combustível Diesel S-10, com baixo teor de enxofre, que reduz em até 80% as emissões de material particulado e em até 98% as emissões de óxidos de nitrogênio.

A Urbam também realiza periodicamente as medições de fumaça preta em toda a frota de caminhões da empresa, alinhada ao Programa Município Verde Azul e à CETESB.

A última pesquisa divulgada pelo Instituto Indsat, referente ao segundo trimestre deste ano, mostra que 88,8% dos entrevistados consideram o serviço de coleta de lixo bom ou ótimo. A coleta é considerada o melhor, entre 16 serviços prestados pela Prefeitura de São José dos Campos.