Urbam é destaque em revista especializada em limpeza pública

Data da publicação: 13/08/2021

A Urbam teve sua atuação na área de limpeza urbana destacada na última edição da Revista Limpeza Pública editada pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana nesse mês de agosto.

A publicação cita a coleta seletiva universalizada, a otimização da varrição, coibição ao descarte clandestino de entulho e redução na geração per capta de resíduos como algumas das conquistas realizadas de 2017 a 2021.

Outros avanços são citados como a implantação de sistemas de rota eletrônica e o aplicativo Coleta de Lixo na Hora, que será implantado, para informações à população.

A nota do aterro sanitário mereceu destaque – subiu de 8,6 em 2016 para 10 em 2020. Outra referência é o amplo programa de educação ambiental, importante para ampliar o grau de conscientização da população sobre a importância de reduzir a geração de resíduos e de sua destinação adequada. Nesse sentido, São José dos Campos gera 20% menos resíduos per capta do que a média nacional – em torno de 0,8 kg, enquanto no país a média é de 1 kg por habitante por dia.

O reflexo imediato destas medidas, em conjunto com a coleta seletiva em 100% da área urbana e a fiscalização das caçambas irregulares diminuindo o descarte clandestino de resíduos, é a redução no volume de resíduos destinados ao aterro sanitário. O volume aterrado caiu 5,8% - um ganho de 21 dias de vida útil ao aterro sanitário em 2020. O total de volume aterrado caiu de 218 mil ton/2019 para 206 mil ton/2020.