Limpeza pontual deixa a cidade ainda mais bonita e organizada

Data da publicação: 20/08/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

 Aquele papel jogado ou esquecido no chão tem os minutos contados na cidade, se depender das equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) que realizam o serviço pontual de limpeza embaixo de viadutos e nos canteiros das principais avenidas.

As equipes seguem diariamente recolhendo papéis, plásticos, latas, garrafas, marmitex e outros resíduos encontrados para deixar a cidade ainda mais limpa.

Quem passa logo cedo pelo anel viário pode observar as equipes de agentes ambientais com uniformes laranja realizando o “cata-cata”, como é chamada a atividade internamente.

“Se não recolhermos, o lixo acaba poluindo as ruas, as galerias e rios. Nossa cidade é linda. Dá para ver a diferença da limpeza e do trânsito em relação a muitas outras cidades, explica Genivaldo Ferreira da Silva, que trabalha há seis anos na Urbam. Ele logo enxerga um pacote com lixo preso num galho de árvore e o retira.

Pente fino

Este tipo de limpeza é como se fosse um pente fino para deixar a cidade ainda mais bonita e organizada. Trata-se de um complemento ao serviço de varrição realizado em todas as regiões da cidade.

Vanessa Suellyn, há seis meses no setor, lembra que são recolhidos os resíduos que não pertencem à natureza. “Retiramos restos de cigarros nos canteiros também. Tudo para deixar a cidade limpa e mais bonita”.

A limpeza pública em São José dos Campos é referência para outras cidades. De acordo com a pesquisa Indsat realizada no segundo trimestre deste ano, o serviço foi aprovado por quase 80% dos entrevistados, com alto grau de satisfação.

O morador pode pesquisar o dia da varrição na sua rua aqui no site. Já o serviço pontual é feito de acordo com uma programação específica do setor.