Urbam realiza medição de fumaça em veículos

Data da publicação: 27/09/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação Urbam

A Urbam realizou a medição de fumaça preta em 269 veículos e máquinas a diesel que prestam serviços à Prefeitura de São José dos Campos. A iniciativa, que contribui para a melhoria da qualidade do ar e do controle da emissão de gases de efeito estufa, também atende ao Programa Munícipio Verde e Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Dos veículos vistoriados, apenas 10 (3,72%) não foram aprovados e foram encaminhados para as devidas manutenções. Depois será realizada nova avaliação visando a redução da emissão de fumaça preta. Todos os veículos aprovados receberam o selo de inspeção com a data da vistoria.

Para a medição, foi utilizado o método de comparação, por meio do Cartão – Índice de Fumaça Tipo Ringelmann Reduzido, fornecido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O programa também atende à Lei n°997/76 que dispõe sobre o controle da poluição do meio ambiente no Estado de São Paulo.

A primeira campanha foi realizada em fevereiro deste ano totalizando 218 vistorias. A cada semestre, a frota passa por nova vistoria para que sejam feitas as manutenções e correções necessárias contribuindo para a diminuição da poluição ambiental.