Funcionários da Urbam realizam capacitação em recuperação florestal

Data da publicação: 04/10/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

Em busca de uma melhor eficiência na recuperação de áreas degradadas e na manutenção da arborização urbana, um total de 18 funcionários da Urbam realizaram nesta quarta (29), capacitação no Polo Regional Vale do Paraíba, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), em Pindamonhangaba.

A Urbam desenvolve trabalhos de recuperação florestal de áreas degradadas em matas ciliares, plantio de novas árvores e apoio na manutenção da arborização urbana em São José dos Campos, atendendo à Secretaria de Manutenção da Cidade.

Esta capacitação envolveu novas práticas que poderão ser adotadas. A APTA desenvolve pesquisas em restauração florestal em toda região do Vale do Paraíba desde 2011. Foram demonstradas novas técnicas que incluem o uso das adubações verdes, plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas que, plantadas em conjunto com as mudas nativas, recuperam e protegem o solo. Este tipo de plantio retém umidade e reduz, significativamente, plantas invasoras indesejadas como as braquiárias. As plantas invasoras são o maior desafio para recuperar as florestas e, com o emprego dessas técnicas, torna-se possível acelerar o crescimento das árvores e a recuperação ambiental. 

Os participantes conheceram diversas espécies de plantas que podem ser usadas com adubação verde, como a Eritrina - uma árvore nativa da mata atlântica que protege e ajuda outras espécies mais sensíveis a se desenvolver. No curso, os funcionários implantaram uma pequena área de restauração de mata próximo a uma nascente.