Programa Lixo Tour reabre agenda para visitações

Data da publicação: 03/11/2021

O programa Lixo Tour está com agenda reaberta para visitações a partir do dia 10 de novembro. Fechado desde o início da pandemia, o local retoma as atividades presenciais seguindo todos os protocolos de distanciamento social, uso de álcool gel e máscaras.

As visitas deverão ser agendadas previamente neste link. A duração é de cerca de duas horas e podem ser realizadas de segunda a sexta feira (exceto nos feriados), das 8h30 às 10h30 ou das 14h às 16h, respeitando o limite máximo de 20 pessoas por turno e o mínimo de dez pessoas.

O programa de educação ambiental da Urbam (Urbanizadora Municipal) tem o objetivo de atrair a atenção dos moradores, alunos, entidades e empresas sobre a importância da separação e a destinação correta dos resíduos sólidos.

O Programa Lixo Tour foi totalmente reformulado com abordagens mais dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Os visitantes participam de palestra na Sala Ambiental, conhecem o Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca. Em seguida, realizam o trajeto de ônibus pelo aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de biogás, viveiro de mudas e pelas lagoas de chorume.

Museu Interativo - O novo museu é uma das principais atrações. Com apelo na sustentabilidade, ele funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados. O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados, entre outras. A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico

Na Recicloteca, os visitantes aprendem técnicas para fazer brinquedos e objetos a partir de materiais recicláveis.

A Urbam convida escolas e munícipes para participarem do Lixo Tour e para conhecerem o novo Museu Interativo do Lixo. O museu fica na Estrada Municipal José Augusto Teixeira, nº 400, Jardim Torrão de Ouro 2.