Indsat aponta coleta de lixo como melhor serviço de São José

Data da publicação: 04/11/2021

O serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor da cidade em comparação com outros 16 serviços, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) referente ao quarto trimestre de 2021. Na sequência vêm os serviços de qualidade de água, abastecimento de água, limpeza pública, iluminação pública e merenda escolar, entre outros.

No total, 89% dos entrevistados consideraram o serviço positivo (bom ou ótimo). Um total de 10% disse que é regular e para 1% é ruim.

A cidade alcançou 794 pontos no levantamento, considerado alto grau de satisfação da população. A pontuação é maior do que a da média das cidades de grande porte, de 771 pontos. A comparação é feita com a capital São Paulo e as cidades de Campinas, Guarulhos, Mauá, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Jundiaí e Santos.

O serviço continua numa curva crescente de melhoria desde o início de 2017. A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum – feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos (Sustentare), coleta seletiva e coleta de limpeza urbana, ambas realizadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias, entre outros, e pelas suas destinações ambientalmente corretas.

Limpeza pública 

O serviço de limpeza pública de São José dos Campos recebeu 767 pontos e ficou em quarto lugar na lista dos 16 serviços públicos prestados na cidade que fazem parte da pesquisa Indsat. A pontuação é maior do que a da média das cidades de grande porte, de 717 pontos.

Dos entrevistados, 78% consideram o serviço positivo, 21% dizem que é regular e para 1% negativo.

A Urbam é responsável pelos serviços de limpeza urbana como varrição manual e mecanizada e serviços de capina manual e de limpeza e lavagem das feiras livres, entre outros.

Aprovação popular

O Indsat mede a satisfação dos munícipes com 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

• Indsat abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

• Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

• Indsat entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

• Indsat entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

• Indsat a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.