Serviços de iluminação, limpeza e coleta têm aprovação da população

Data da publicação: 20/04/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Claudio Vieira - PMSJC

Os serviços de coleta de lixo, iluminação e limpeza pública em São José dos Campos continuam bem avaliados pela população de acordo com a pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro trimestre deste ano. 

O serviço de coleta de lixo segue em primeiro lugar em relação aos 16 prestados no município com 86% de aprovação e 787 pontos.

No total, 74,8% consideram positivo o serviço de iluminação pública, com nota 757. Esta pontuação cresceu em relação à pesquisa anterior, com avaliação 728. O serviço está na quarta posição em relação aos 16 prestados no município.

No caso da limpeza pública, 75,5% dos entrevistados apontaram o serviço como positivo, com nota 756, mesma apontada no trimestre anterior. Este item é o quinto na pesquisa. Estas pontuações são consideradas alto grau de satisfação.

A troca da iluminação a vapor por LED, a manutenção deste serviço, assim como a limpeza pública são realizados pela Urbam. A empresa também realiza diversos tipos de coleta de lixo como a seletiva, eletroeletrônicos, pilhas e baterias e de resíduos da saúde, sendo que a coleta comum é feita por empresa terceirizada.

O Indsat mede a satisfação dos munícipes com 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.