Eletricistas recebem capacitação para instalar e operar unidade geradora de energia

Data da publicação: 26/04/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação Urbam

Cinco eletricistas da Urbam estão em Cascavel (PR) em curso de capacitação para instalar e operar a Unidade geradora de energia elétrica movida a biogás (UGEEB). O treinamento acontece das 8h às 18h, de 25 a 29 de abril. Eles participaram de uma seleção interna e foram designados para o curso.

O escopo do treinamento está dividido em cinco partes que tratarão sobre: o motor gerador da unidade, o sistema elétrico, o sistema de controle e monitoramento, a operação da planta e a manutenção da planta. Além de aulas práticas, eles visitarão uma usina em funcionamento.

A unidade será composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros). O objetivo é compor a matriz verde energética planejada pelo município.

A implantação da unidade geradora de energia elétrica renovável movida a biogás está sendo feita pela empresa Enermac, que venceu o pregão e também fará a manutenção preventiva do gerador. A operação da unidade ficará a cargo da Urbam.