Urbam realiza homenagem aos agentes ambientais

Data da publicação: 13/05/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos

A Urbam realiza nesta segunda (16) homenagem aos agentes ambientais em comemoração ao Dia do Gari.

Os cerca de 600 agentes ambientais da varrição e dos serviços de coleta feitos pela empresa receberão kits de lanches nas entradas dos turnos de trabalho.

Cilene Aparecida Silveira Souza trabalha há 9 anos no setor de varrição e se orgulha da atividade. “Gosto de trabalhar nas ruas e de deixar a cidade limpa. Me sinto realizada, pois aqui consegui comprar minha casa e meu carro”.

Tatiane Pereira Nascimento também se dedica à varrição das ruas. Ela lembra que os moradores e comerciantes podem auxiliar na tarefa de deixar a cidade mais limpa ao disponibilizar os resíduos nos horários corretos das coletas comum e seletiva. “É importante para evitar que os sacos de lixo fiquem rasgados nas calçadas”.  

A Urbam reconhece e agradece a dedicação dos agentes ambientais neste trabalho essencial para a saúde e qualidade de vida dos joseenses.

Agentes Ambientais

Em 2007, os funcionários da limpeza pública da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do funcionário que mantém a cidade limpa, colaborando para a saúde e a qualidade de vida da população, além da preservação ambiental.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca o apoio da sociedade na valorização do trabalho desenvolvido por eles.

Como a população pode colaborar

- Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do morador.

- Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima.

- Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e as deposite nas lixeiras.

- No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais.

- Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada.

- Embale adequadamente os cacos de vidros para não ferir os coletores.

- Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV´s para a entrega gratuita desses resíduos.

- Não coloque equipamentos eletroeletrônicos nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem um serviço gratuito de recolhimento nas residências. Agende pelo 156.

- A Urbam recolhe pequenos animais mortos em residências e nas ruas. Agende pelo 156.