Lixo Tour recebe quase 250 visitas este mês

Data da publicação: 18/05/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Adenir Britto - PMSJC

A agenda do Programa Lixo Tour voltou a ficar movimentada após o retorno dos alunos às salas de aula. Somente neste mês de maio, já recebemos quase 250 pessoas. As visitações também são abertas aos munícipes, técnicos e entidades e foi incluída na integração dos novos funcionários da Urbam.

O programa de educação ambiental da Urbam tem o objetivo de atrair a atenção para a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos.

As abordagens são dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Os visitantes participam de palestra na Sala Ambiental, conhecem o Museu Interativo do Lixo, a Recicloteca e o Centro de Triagem dos materiais recicláveis. Em seguida, realizam o trajeto de ônibus pelo aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de biogás, viveiro de mudas e lagoas de chorume.

Museu Interativo - O novo museu é uma das principais atrações. Com apelo na sustentabilidade, ele funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados. O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados e vídeos educativos. A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico.

Na Recicloteca, os visitantes aprendem técnicas para fazer brinquedos e objetos a partir de materiais recicláveis.

Serviço

As visitas devem ser agendadas previamente neste link. A duração é de cerca de duas horas, de segunda à sexta feira, das 8h30 às 10h30 ou das 14h às 16h.

Endereço: Estrada Municipal José Augusto Teixeira, nº 400, Jardim Torrão de Ouro 2.