Semana do Meio Ambiente: Urbam na Câmara Municipal

Data da publicação: 08/06/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação

A Urbam participou do evento “Diálogos Lixo Zero” na Semana do Meio Ambiente, nesta segunda, dia 6, na Câmara Municipal. O evento foi realizado em parceria pelo Instituto Lixo Zero Brasil, Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), Câmara Municipal e Prefeitura de São José dos Campos.

A Urbam apresentou a gestão integrada dos resíduos sólidos. O destaque foi a geração de energia verde renovável, por meio da Unidade Geradora de Energia do Biogás do Aterro Sanitário, em fase de instalação. A capacidade de geração de energia elétrica é de 1,56 MW e irá suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura - compondo a matriz verde energética planejada pelo município. O biogás é fonte versátil e sustentável de energia e será utilizado para a geração de eletricidade com forte compromisso com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A instalação está prevista para ser concluída em agosto.

A sustentabilidade também está presente nas demais ações nesta área, como a implantação da coleta seletiva em 100% da área urbana, além do subdistrito de São Francisco Xavier. A educação ambiental foi ampliada com novos programas como o “Meu Condomínio Recicla” e o “Nós Fazemos a Nossa Parte”. O Lixo Tour, ganhou destaque com o uso de realidade aumentada no Museu do Lixo e com a Recicloteca, que utiliza materiais recicláveis na produção de brinquedos e outros objetos.