Semana do Meio Ambiente: Lixo Tour especial

Data da publicação: 10/06/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação Urbam

O Lixo Tour está com várias agendas durante o mês de junho. Na Semana do Meio Ambiente, alunos de várias escolas conheceram o tratamento dos resíduos sólidos em São José dos Campos.

Na última quinta (dia 9), a agenda foi com conselheiros do COMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente), além de funcionários da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. O representante da UNIP no COMAM, Ricardo Law, sempre leva alunos do curso de arquitetura, na disciplina de Estudos Ambientais e Saneamento Urbano para participar do tour. “Ainda não tinha vindo após as novidades. Ficou excelente”.

A próxima agenda é na terça (dia 14) com alunos da Fundhas, nos períodos da manhã e tarde.

Lixo Tour

As abordagens são dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Os visitantes participam de palestra na Sala Ambiental, conhecem o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, o Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca. Em seguida, realizam o trajeto de ônibus nas proximidades do aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de tratamento de biogás, viveiro de mudas e lagoas de chorume.

Museu Interativo do Lixo - O museu é uma das principais atrações. Com apelo na sustentabilidade, ele funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados. O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos, além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo. Na Recicloteca, os visitantes aprendem técnicas para fazer brinquedos e objetos a partir de materiais recicláveis.

As visitas deverão ser agendadas previamente neste link. A duração é de cerca de duas horas e podem ser realizadas de segunda à sexta feira (exceto nos feriados), das 8h30 às 10h30 ou das 14h às 16h.