Serviço de coleta seletiva é implantado em feiras livres

Data da publicação: 20/06/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação Urbam

O serviço de coleta seletiva foi implantado nas feiras livres de São José dos Campos pela Urbam. Além disso, equipes de limpeza da empresa Beta Ambiental, que realiza a coleta comum, farão a limpeza das ruas durante o funcionamento das feiras e a disponibilização destes resíduos para a coleta diferenciada.

Para que a coleta seletiva funcione adequadamente, os materiais recicláveis precisam ser disponibilizados pelos feirantes e usuários nos contêineres azuis, que já estão sendo disponibilizados nas feiras. Já o lixo orgânico, deve ser colocado nos contêineres marrons.

A equipe de educação ambiental da Urbam iniciou na semana passada a orientação nas feiras livres. Este trabalho será feito durante um mês.

Benefícios da separação adequada

A separação dos materiais recicláveis preserva o meio ambiente, pois gera economia dos recursos naturais que seriam usados na fabricação de novos produtos, contribui para reduzir o volume de lixo disposto no Aterro Sanitário (aumentando sua vida útil), e também colabora para a geração de renda às Cooperativas de Catadores, promovendo a inclusão social. São José dos Campos possui coleta seletiva em 100% da área urbana, além do subdistrito de São Francisco Xavier.