Tratamento de resíduos é tema em evento sobre mudança do clima  

Data da publicação: 20/07/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação PMSJC

As ações adotadas pela Urbam no tratamento de resíduos sólidos foram apresentadas em evento online promovido pelo Centro Universitário Internacional Uninter de Curitiba (PR) nesta semana. As ações contra a mudança global do clima foram tema do encontro virtual.

A Urbam apresentou o programa de coleta seletiva adotado em São José dos Campos e as boas práticas do aterro sanitário que recebeu nota 10 da Cetesb, além das ações educativas junto à população.

A Estação de Tratamento de Biogás e a geração de energia a partir do biogás captado do aterro sanitário, cujo projeto está em execução, também foram apresentadas como alternativas para amenizar a emissão de gases que causam o efeito estufa.

A participação da população na não geração de resíduos e no aumento da reciclagem são fundamentais neste processo de preservação ambiental. A reciclagem permite a diminuição da extração de matérias primas na fabricação de novos produtos, além de gerar renda para as famílias nas cooperativas de catadores.