Tratamento de resíduos é tema em evento sobre mudança do clima  

Data da publicação: 20/07/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

As ações adotadas pela Urbam no tratamento de resíduos sólidos foram apresentadas em evento online promovido pelo Centro Universitário Internacional Uninter de Curitiba (PR) nesta semana. As ações contra a mudança global do clima foram tema do encontro virtual.

A Urbam apresentou o programa de coleta seletiva adotado em São José dos Campos e as boas práticas do aterro sanitário que recebeu nota 10 da Cetesb, além das ações educativas junto à população.

A Estação de Tratamento de Biogás e a geração de energia a partir do biogás captado do aterro sanitário, cujo projeto está em execução, também foram apresentadas como alternativas para amenizar a emissão de gases que causam o efeito estufa.

A participação da população na não geração de resíduos e no aumento da reciclagem são fundamentais neste processo de preservação ambiental. A reciclagem permite a diminuição da extração de matérias primas na fabricação de novos produtos, além de gerar renda para as famílias nas cooperativas de catadores.