Coleta de lixo é aprovada por 88% em pesquisa

Data da publicação: 26/07/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Divulgação PMSJC

O serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor da cidade em comparação com outros 16 serviços, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), com a aprovação de 88% dos entrevistados. Na sequência vêm os serviços de abastecimento de água, iluminação pública, qualidade da água e limpeza pública.

A cidade alcançou 781 pontos no levantamento, considerado alto grau de satisfação da população.

A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum (feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos) e demais coletas realizadas pela Urbam: coleta seletiva, coleta de limpeza urbana, coleta de resíduos de serviços de saúde, de eletroeletrônicos, de pequenos animais mortos, de pilhas e baterias, entre outras. A Urbam é responsável pelas destinações ambientalmente adequadas destes resíduos.

Limpeza Pública

O serviço de limpeza pública teve aprovação de 80,6% dos entrevistados.

A Urbam realiza os serviços de limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, como varrição manual e mecanizada, capina manual e operação do aterro sanitário.

O levantamento foi realizado pelo INDSAT neste mês de julho, com 600 moradores da cidade.

Pesquisa

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

 

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.