VARRIÇÃO

Saiba mais informações sobre o serviço de varrição prestado pela URBAM!

Funcionários da URBAM realizando o serviço de capina

A Urbam conta com uma excelente estrutura para a limpeza de vias públicas. Mais de 400 agentes ambientais realizam esta tarefa todos os dias, percorrendo as ruas da cidade para remover os resíduos sólidos encontrados nas sarjetas das vias pavimentadas, nos canteiros centrais (ajardinados ou não) e nos cestos de lixo (papeleiras), como por exemplo: folhas de árvores, terra, areia, poeira, pontas de cigarro, papéis de balas, etc. Esses resíduos são embalados em sacos verdes exclusivos da Urbam para facilitar o recolhimento pela coleta comum.

O serviço de varrição envolve:

  • Varrição das sarjetas e guias das vias públicas;
  • Varrição das calçadas dos pontos de ônibus;
  • Varrição das vias, sarjetas e calçadas dos locais pós-feiras livres;
  • Varrição pontual das laterais e canteiros centrais (ajardinados ou não) - remoção dos resíduos com espetos;

Substituição dos sacos de lixo dos cestos públicos (lixeiras verdes) espalhados pela cidade. A varrição pode ser feita de forma manual (em vias públicas pavimentadas, com guias e sarjetas), ou mecânica (caminhão varredeira nas vias de grande circulação de veículos).

Todos esses serviços buscam preservar a cidade limpa, garantindo saúde e qualidade de vida para os mais de 700 mil habitantes de São José dos Campos.

*A varrição do passeio público (calçadas) é de responsabilidade do proprietário ou do ocupante do imóvel fronteiriço conforme artigo 8º, do Capítulo IV, da Lei Municipal nº 7.815, de 19/03/2009, e no caso de terrenos e edificações públicas, constitui atribuição da limpeza pública (URBAM).